sexta-feira, abril 08, 2005

Relacione os pontos

Não conheço nada mais complexo na vida de um ser humano que os relacionamentos. Com todos os flagelos que a vida nos impõe, o que mais consome nossas horas e nossos pensamentos são os relacionamentos. Seja com um parceiro, com um amigo, com seus vizinhos.
Não conseguimos explicar o que parece tão óbvio em nossas cabeças. Podemos ser profissionais da comunicação, na hora de resolver relacionamentos as palavras escoam pelo ralo que é nossa garganta e simplesmente perdemos o dom que todos os outros animais não tem.
Mas não consigo não me perguntar, o que seria do mundo se dissessemos sempre o que queremos? Imagine que um dia você acorde e diga "Mãe, não concordo com o seu jeito de viver, não me dê mais conselhos". Então, você chega no seu trabalho, explica para sua colega que ela não diz nada com nexo, manda o seu chefe procurar um psiquiatra. Não contente, liga para aquele cara que pensa que te deixou esperando ao lado do telefone no dia anterior e explica "Baby, você não é tudo isso, mas na falta do que fazer, até que você me divertiu por uns.. 10 minutos. Obrigada por não ter ligado, estava me divertindo bem mais sozinha!" E então, para finalizar o dia encontra com aquele amigo, aquele lindo, com profundos olhos azuis, com aquela cara que você anseia em ver o dia inteiro e antes que qualquer formalidade seja dita, você lança: "Não aguento mais isso! Por favor me beija logo e vamos ser felizes enquanto é tempo, porque a hora que o tesão passar nós poderemos viver essa tão desejada amizade!". Lógico que você correria o risco de ouvir algo do tipo "O que você está dizendo??", ou então ficar sabendo que naquele mesmo momento ele estava pensando em como iria te contar que está de namorada nova. Mas a vida não é assim tão triste e, de repente, nesse dia cheio de verdades você poderia ouvir "Ainda bem que você disse isso! já estava ficando confuso quanto a esses nossos encontros! Vamos embora daqui."
Pensando assim, acho que a grande solução para os nossos complexos relacionamentos é a completa falta de habilidade que temos de lidar com as palavras. Elas estão todas dentro das nossas cabeças, mas recusam-se a sair e explorar o mundo lá fora.
Tenho escutado e lido muito a respeito de relacionamentos. Não por opção, mas parece que o assunto pipoca em cada conversa que tenho. Como comunicóloga que sou, sinto-me na obrigação de testar essa minha teoria, de falar mais o que eu sinto, ao invés de ficar ensaiando um jeito de me fazer entender. Quem sabe dá certo?
Portanto, para começar, quero dizer que se você leu esse texto até aqui, estou muito feliz. Porque todo mundo que tem um blog quer mesmo é que seus textos sejam lidos e elogiados. Obrigada. Deixe um comentário se quiser e volte sempre!
Até.

Um comentário:

Karen disse...

Nossa! Fiquei assustada com o tamanho do texto... Pensei realmente que vc estava muito inspirada (ou revoltada) a escrever sobre relacionamentos!!! hahahahaha
Bom texto!!! Não sei se o mundo seria melhor se as pessoas falassem mais o que sentem e pensam. Mas sei que seria "bom" se as pessoas fossem mais sinceras (apesar de às vezes, nos magoarmos com isso).

bjos