quinta-feira, outubro 18, 2007

Sabe como é...

Você começa a conversar com alguém e critica um tipo de sistema. Ou você está em algum lugar, vê uma coisa muito errada acontecendo e vai reclamar com os responsáveis. Se você estiver lidando com pessoas muito honestas e dedicadas, terá uma solução, uma resposta inteligente, um debate.
Mas existe um tipo de pessoa que sempre, em situações como essas, responde sem nem titubear: “ah... sabe como é...”. E então se sente livre para dar qualquer tipo de desculpa, por mais vazia e picareta que ela seja.
Você reclama da falta de educação nas ruas e ouve “a, sabe como é paulista, sempre atrasado, as pessoas ficam nervosas.”
A poluição destruindo tudo, as ruas alagando com qualquer garoa e o cara te diz que você sabe como é, já jogaram o lixo todo ali embaixo do poste, que mal tem eu jogar meu saquinho de salgadinho no chão.
Esse tipo de gente é preguiçosa e conformista. São pessoas que há muito desistiram de lutar, ou jamais lutaram. São pessoas que preferem se proteger atrás da barreira dos erros e falhas alheias e assim, garantem um lugar confortável à sombra dos que se dão bem em cima dos outros.
Mas essas pessoas não percebem que também são prejudicadas. Se você sabe como é, sabe que os políticos também roubam o seu dinheiro, o sistema mal resolvido também te prejudica, seu chefe pilantra também vai te ferrar um dia.
Ao conversar com um amigo hoje ele me disse, para justificar a idéia de que trabalhos poderiam atrasar, “ah, sabe como é agencia...”. Sim , meu caro amigo, eu sei como é. E você, que sabe tanto, vai fazer alguma coisa ou vai deixar assim mesmo?

Nenhum comentário: