Assistir tv é uma coisa tão natural para nós quanto respirar. Você não precisa pensar para respirar. E também não precisa pensar para ver tv. PODE, mas não precisa.
Mas quando nós passamos para o outro lado, o de quem produz tv, percebemos que o buraco é bem mais embaixo e, aparentemente, tem fundo infinito.
Produzir um programa exige muita dedicacação e força de vontade de todas as pessoas envolvidas. E são muitas, por menor que seja o programa. Desde a relação dos entrevistados com o maquiador, até a capacidade do diretor de entender cada ser humano trabalhando com ele, tudo precisa funcionar sintonizado e sincronizado, como um balé. Uma equipe de tv precisa estar no mesmo ritmo, ouvindo a mesma música.
E depois que gravamos tudo, vem a parte onde entendemos, de uma vez por todas por que tv também é arte.
A sensibilidade do apresentador de lembrar o tempo todo de que tudo o que está sendo gravado será editado, a atenção nos mínimos detalhes do câmera, a iluminação perfeita. E então sentamos, assistimos tudo e editamos, cortamos, colamos, arrumamos, incrementamos, colocamos música, cor, efeitos e voi lá! Um programa de tv prontinho, saindo do forno para pessoas apreciarem, obterem informações e lógico, se divertirem.
Ver tv é natural e é divertido. Fazer tv é mais trabalhoso, exige mais de nossos cérebros, mas é simplesmente apaixonante.
quinta-feira, fevereiro 14, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Fumaça e espelhos, sempre.
Imagino que produzir realmente seja ainda mais divertido do que assistir.
Agora, arte... Ah, arte, é um pouco diferente. Arte possui técnica também, arte também se utiliza da criatividade, arte também requer sensibilidade e trabalho. Mas a arte segue além de tudo isso.
Postar um comentário