quinta-feira, outubro 01, 2009

Calma!

A vida pressiona a gente ou a gente que faz pressão com a vida?
Ando pensando que a segunda hipótese é bem provável. Agenda lotada, sem tempo pra nada, correria, alimentação toda errada, desculpas mil por não conseguir encontrar os amigos ou cuidar do corpo como ele merece. Parece que nunca vai dar tempo de nada e que por mais que a gente corra, não dá conta de fazer tudo que a vida exige.
Aí você pega, faz as malas e sai de férias. Viaja pra um lugar bem longe do barulho e da bagunça, sem asfalto, carro, celular, computador ou caixa eletrônico. Afasta sua cabeça de tudo e seu maior compromisso é descobrir qual o melhor lugar para ver o por do sol. Leva uns dois dias para o corpo liberar toda aquela tensão e o cérebro descobrir que ele não precisa pensar em nada. Nada. E depois desse tempo a coisa começa a ficar boa.
Dias de sol, risada, sono bom, mar, comidas deliciosas, amigos novos e antigos, descobertas. Dias para colocar tudo em ordem por dentro, deitada na rede, olhando pro nada, ouvindo Madeleine Peyroux no iPod. Tempo até de perceber que pode existir dentro de você espaço para uma nova paixão.
E então você volta. E descobre que o mundo não acabou na sua ausência. Lógico que sua presença fez falta, mas tudo continua indo muito bem, obrigada.
Sair de férias ajudou a lembrar que tenho sim tempo pra fazer minhas coisas e que a correria é pressão minha e mim mesma. Organização é o melhor antídoto para esse veneno contemporâneo. E respirar. Respirar fundo toda vez que parecer estar afogando.
Fui ali ver o mundo com calma e voltei numa paz daquelas de fazer inveja pra qualquer escritor de auto-ajuda. Não tem receita.

2 comentários:

Fernanda disse...

TLAN.........TLAN........TLAN.......

Maru disse...

Com calma é mais gostoso...