quarta-feira, outubro 28, 2009

Pra viajar

Lá o sol nasce bem cedo. Todo dia, atrás da duna. O céu, sempre azul, com poucas nuvens, vai ficando alaranjado com a chegada de mais um dia quente. Os pescadores continuam descendo a rua principal, barulhentos, prontos para mais uma manhã de trabalho. Puxam suas redes diversas vezes e tiram do mar o peixe, o camarão e o marisco. Às sete da manhã já estão voltando. E o dia começa pras outras pessoas da cidade.
Aos poucos, as lojas vão abrindo, os cachorros procuram comida, as crianças pegam o caminho da escola. Então os turistas acordam, caminham preguiçosamente pelas três ruas da cidadezinha, são insistentemente abordados pelos guias para passeios e acabam sempre na beira da praia, tomando sol, comendo e bebendo.
Tudo lá continua igual. O dono do bar abrindo a casa com seu bom humor inabalável, o garçom do restaurante charmosinho com seu tique nervoso senta no baquinho na porta e conversa com a dona da loja da frente. O cachorro simpático que adota os turistas continua subindo a duna, sozinho, para ver o sol se por. E o sol continua dando seu espetáculo, todos os dias, colorindo o céu, o mar e o sorriso de quem relaxa com o fim de tarde quente e acolhedor. As dunas continuam caminhando lentamente, mudando a paisagem, as velas e as pipas continuam enfeitando o horizonte e a maré subindo e descendo. As energias continuam positivas e o português da pousada mantém sua rotina leve e divertida.
Tudo lá continua lindo, calmo e divertido. Mesmo sendo rústico, quente e muitas vezes difícil. Ainda que a chuva venha uma vez por ano, que a lagoa seque, que as dunas cubram tudo a cada 50 anos. Mesmo com tudo isso. Encontrei um paraíso e trouxe um pedaço dele na memória. E é pra lá que eu viajo agora, sempre que me dá saudade desse cantinho feliz.

3 comentários:

Fernanda disse...

Ahhh mina! Que lindo! Quase caiu uma lágrima do canto do olho!!!
Saudosa "Xeriiii"!

Maru disse...

Sou fã. muito fã!

Anônimo disse...

Ai que emoção... Que saudades...
O Neves...
Bru